Utensílios
Os utensílios mostrados abaixo são os que eu uso e foram escolhidos por mim, sem influência ou associação com nenhuma marca. Porém, se você comprar algum deles através do link fornecido, eu ganho uma comissão de afiliado.
Método
Materiais usados:
- Pedras de granulação 120, 320 e 2000
- Strop de couro (opcional)
Pedra de granulação baixa: 400 ou menos
- Remove material rápido, mas não gera um fio poderoso, apesar de quebrar bem o galho.
- Excelente para formar um fio em facas bem cegas
Pedra de granulação média: 800-2000
- Pedra coringa, remove material relativamente rápido e afia a pedra bem. Se você for comprar somente uma pedra, compre uma média
- Excelente para facas que ainda tem um corte legal
Pedra de granulação alta: 3000 ou mais (opcional)
- Uso opcional, remove material bem devagar e faz o polimento do fio formado
- Boa opção para facas já afiadas que precisam ser levadas para o próximo nível
Qual/quais você deve usar? Isso depende do quão cega está a sua faca. Se ela estiver:
- Muito cega/não corta mais nada: granulação baixa → média → alta (opcional)
- Cega, mas não horrível: granulação média → alta (opcional)
- Afiada, mas não perfeita: granulação alta
“Certo, eu já tenho minha pedra, mas eu preciso comprar esse strop?”
Não! A função do strop é alinhar o novo fio que você fez na sua faca e polir ele, dando um nível a mais para a afiação.
Porém, esse alinhamento pode ser feito facilmente pela sua pedra de granulação mais alta, usando a mesma técnica e movimento que você utilizaria no strop de couro.
Nota: você não precisa usar um strop, apenas um cinto de couro já basta, só tenha cuidado pra não cortar ele.
DICAS ESSENCIAIS
Como posicionar as mãos (destros – para canhotos é igual, porém no lado oposto da faca)?
Lado esquerdo da faca: dedo indicador no dorso da faca e polegar no calcanhar da lâmina. E os dedos da mão oposta fazendo pressão na região que estiver afiando.
Lado direito da faca: polegar no dorso da faca e dedo indicador no calcanhar. E os dedos da mão oposta fazendo pressão na região que estiver afiando.
Como achar o ângulo? posicione a faca deitada sobre a pedra e eleve ela até o momento que a ponta do fio encostar na pedra. Esse é o ângulo de afiação da sua faca.
Nota: a faca deve deslizar com facilidade pela pedra se estiver no seu ângulo correto, sem oferecer resistência. O ângulo certo pra maioria das facas fica entre 20-25 graus.
Nota 2: outra forma de achar esse ângulo é colocando o dedo embaixo do dorso da lâmina e angulando a ponta com a pedra. Porém devido a variações anatômicas, não é o método mais preciso.
- Quanta pressão deve ser aplicada? moderada, o objetivo é apenas fazer pressão suficiente para a faca não mover de lugar enquanto você realiza as passagens.
- Como manter consistência (para iniciantes)? use um canetão para pintar o fio da faca. Enquanto você afia, observe a pintura sumindo conforme você remove material da faca. A pintura deve sumir uniformemente ao longo da ponta do fio, se não estiver, significa que você não está mantendo um ângulo consistente.
PREPARO
Submerja as suas pedras em água até pararem de sair bolhas -aproximadamente 20 minutos
Posicione as pedras sobre uma toalha úmida ou tapete de borracha antiderrapante.
REMOÇÃO DE MATERIAL (opcional) – pedra de granulação baixa
- Realize passagens suficientes da lamina no primeiro lado até criar uma “rebarba” uniforme na extensão total da lâmina da faca – você consegue sentir a rebarba passando o dedo do lado oposto que você estava afiando.
- Vire a faca e realize perto da mesma quantidade de passagens que você realizou no primeiro lado, até formar uma rebarba no lado oposto.
AFIAÇÃO – pedra de granulação média e alta (ou baixa, se for a única que tiver)
- Realize passagens suficientes da lamina no primeiro lado até criar uma “rebarba” uniforme na extensão total da lâmina da faca – você consegue sentir a rebarba passando o dedo do lado oposto que você estava afiando.
- Vire a faca e realize perto da mesma quantidade de passagens que você realizou no primeiro lado, até formar uma rebarba no lado oposto.
- Realize mais passagens em ambos os lados mais algumas vezes, sendo progressivamente mais suave com a pressão e realizando menos passagens.
Nota: foque em “empurrar” a rebarba o mínimo possível para o lado oposto ao realizar as passagens, vire e repita do outro lado. Isso vai reduzir o tamanho da rebarba a cada ciclo e vai reforçar o nosso objetivo de formar uma ponta “V” no fio da faca.
- (opcional) Repita o passo número 3 com a sua pedra de granulação mais fina, se tiver, até a rebarba praticamente sumir.
ALINHAMENTO – strop ou sua pedra de granulação mais alta
- Passe a faca pela pedra em passagens únicas, 1x/lado, quantas vezes forem necessárias para o fio alinhar e você conseguir demonstrar o fio da faca nos testes seguintes.
TESTES
- Papel: deve cortar papel sem rasgar. Quanto mais fina a folha, mais afiada a faca.
- Tomate: deve cortar fatias finas de tomate na horizontal, sem mover o tomate do lugar
- Pêlos: deve conseguir depilar fios finos de cabelo do braço com facilidade. PERIGOSO, NÃO realize esse teste.
- Unha: ao encostar na unha com MUITO cuidado, deve grudar nela sem deslizar. PERIGOSO, NÃO realize esse teste.